segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tiririca, o palhaço mais votado do Brasil

Já ouviu falar em Francisco Everardo Oliveira Silva? Não? Ele é o "Tiririca da televisão" - como ele mesmo se chamava durante a campanha política. O palhaço mais conhecido do Brasil também é agora o deputado federal mais votado do país, tendo atingido a modesta marca dos 1.300.000 votos válidos dos eleitores paulistanos.

Como já não bastassem os "aspira" a políticos, caricaturas bizarras, estampadas na TV, em horários e espaços de nossos programas de TV preferidos, sem chances de conseguir um dos empregos mais cobiçados do Brasil, o que vemos hoje, eleitores e eleitoras, dos 16 aos 66 (e os que ainda se atrevem, mesmo não sendo mais obrigados) é uma significativa demonstração de como os eleitores e eleitoras tratam com seriedade um ato de cidadania, o qual ainda somos obrigados a exercer: o voto.

Num país onde os caras pintadas tiraram um presidente intelectualóide pedante, votaram num metalúrgico do povão e estão prestes eleger a primeira mulher a assumir o cargo de presidência do Brasil, vejo nesse fato da eleição de um palhaço como um ato de ironia e poder.

A ironia é óbvia, dada a apresentação, o discurso que o candidato-palhaço usou nos vídeos que serviram de propaganda, tirando um sarro de sua própria ignorância quando afirmou, por exemplo, não ter ideia do que faz um deputado federal, convocando os eleitores a descobrirem junto com ele, quando se elegesse. Diante de cenários de escândalos e corrupções políticas, a ironia está no fato de se eleger uma figura cômica, que nem faz questão de esconder que está ali para fazer graça, aproveitando que não há nada melhor do que ele, como disse: "Vote em Tiririca, pior não fica". É um sarro com a política. Já o poder a que me referi está relacionado à questão da mobilização da massa expressa claramente pela quantidade de votos que elegeram o Tiririca: foram mais de 1 milhão e duzentos mil. Se o povo consegue eleger um palhaço, falando as besteiras que todos ouviram e ouvirão - Deus abençoe o YouTube - essa é a nítida demonstração de que querer é poder, ainda que não de forma lúcida e, levando em consideração também, a intenção por parte do partido que o lançou. Isso leva a uma terceira consideração, Tiririca não passou de um fantoche usado por seu partido para assegurar mais cadeiras. E funcionou... por pouco tempo.


O pior dessa estória toda, ao analisa-la, é perceber o quanto nós, eleitores e eleitoras, somos usados como "massa de manobra", uma estratégia usada pelos que tem mais para lhes assegurar que continuem tendo mais. Os que elegeram o senhor Everardo foram seduzidos - de maneira bizarra - a dar-lhes seu voto!!! Que mente diabólica!

Mas, como noticiou hoje no JN, da Globo, a candidatura do nosso querido comediante está para ser cassada pelo fato de Tiririca ser analfabeto. Na ficha, no site do TSE, diz que ele "lê e escreve" no campo "grau de instrução". Mas exames grafológicos feitos numa declaração manuscrita feita pelo candidato mostraram diferenças gritantes, como uma letra S escrita de três formas diferentes. Isso significa que "alegria de pobre dura pouco".

3 comentários:

  1. Na verdade o voto em Tiririca é uma atitude de repúdio a uma politica suja,bem é a democracia né? o povo ser livre p/ fazer o que quizer...,mas é preciso ter uma democracia responsável visto que os nossos atos refletirão em nós mesmos!e essa não é a melhor forma de se protestar;bem se serve de consolo Leokret não se reelegeu!rs!

    ResponderExcluir
  2. Olha, francamente, não sei se foi um ato consciente de repúdio. Me disseram que havia gente dizendo na TV que votou nele porque "ele é engraçado" ou "vai trazer alegria para o Congresso".

    Quanto a Leo Kret, ou melhor Alecssandro, se reeleger para quê? Já está com o apartamento em Piatã no valor de 179 mil e seu carrão no valor de 59 mil (vide ficha de declaração de bens no TSE).

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo lindo comentário em meu blog!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Quanto a Leokret, isso quer dizer que o povo está se recuperando da sandice.
    Sinceramente!Tiririca trazer alegria para o congresso? Kakakakaka.
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Parasite, illiterate,thief,the world is full. I'm sorry. Bixussss

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)