domingo, 20 de junho de 2010

O bebê indonésio sob o olhar do cego

,

O processo pelo qual aprendemos é percebido e explicado de diferentes maneiras. Por exemplo, para o comportamentalismo (behaviorism para os íntimos), aprender é expressar um determinado comportamento a partir de um estímulo, uma motivação. Com efeito, podemos dizer, de maneira simples e objetiva, que a aprendizagem se dá, muitas vezes, por imitação, através de processos de atenção, retenção e reprodução de um comportamento, considerando o contexto social e cultural no qual o indivíduo está inserido.

Assim sendo, o mais sensato dos leitores há de concordar comigo que há nada de sobrenatural ou mágico no fato de alguém, seja criança, adulto ou velho, homem ou mulher, de qualquer nacionalidade, de qualquer seguimento ideológico, político ou religioso, aprender por meio do que se vê. Ou seja, reproduzindo um determinado comportamento. Especialmente as crianças. Se deixar, elas reproduzem tudo o que veem. Daí, costumamos dizer que elas aprenderam, certo? Quem nunca ouviu alguém dizer “Onde foi que você aprendeu isso?” ou “Com quem você está aprendendo essas coisas?”

Em uma primeira análise, os pais são os principais responsáveis por fornecer modelos de comportamentos aos filhos, não através de ordens ou conselhos, mas especialmente através de seus próprios hábitos. Para quem não tem o costume, eu sugiro que comecem assistir “Super Nanny”, exibido aos sábados à tarde no SBT. Vão entender melhor o que eu estou tentando dizer.

Na sequência, são responsáveis também todos os que têm contato com as crianças, sejam conhecidas ou desconhecidas, com quem trabalham ou não. Quando eu falo “todos”, me refiro a grupos sociais, comunidades, a sociedade. Nesse caso, eu, você e todo mundo.

Dessa maneira, é possível entender, por exemplo que cada comportamento, positivo ou negativo, observado num jovem é a reprodução de algo que ele viu e que lhe despertou interesse.

O caso absurdo do bebê indonésio de aproximadamente 2 anos de idade que chegava a fumar quarenta cigarros por dia não é diferente. Apesar de bizarro para a nossa sociedade, não existe nada de sobrenatural, como por exemplo, dizer que a criança estava possuída por demônios tal qual disse, há algumas semanas na TV, o pastor e fundador de uma igreja evangélica, cuja filial na Espanha foi aberta pela esposa de um jogador de futebol. O pastor e seu colega apresentador estavam boquiabertos, repetindo que aquilo era algo do demônio, dada a habilidade com que o bebê manipulava o cigarro com os dedos. Ora, me erre! Será que não passou pela cabeça do pastor – provavelmente não, por causa da “cegueira dogmática” que o acomete – ou de qualquer homem ou mulher sensatos que a criança apenas reproduzia o comportamento dos pais? Que a habilidade provavelmente era por causa de esmero do pai em querer ver a criança dominar este hábito?

Enfim, o que mais me preocupa são os comportamentos e atitudes que podem estar sendo criadas por formadores de opinião, sejam pastores ou apresentadores de programas de veiculação nacional ou local, políticos, pais, professores e que podem ser vistos e ouvidos em todos os lugares atualmente: no ciberespaço, nas escolas, igrejas ou templos ou até em casa pela TV. Os comportamentos e atitudes expressos tal qual o comentário dogmático e absurdo do pastor são assimiladas e reproduzidas automaticamente, por assim dizer, digeridas sem um mínimo de reflexão por muitas mentes desatentas ou por aquelas que insistem em não perceber a verdade, os blue pills.

Para refletir, assista ao vídeo:

4 comentários:

  1. "Blue Pill" é um termo usado na trilogia Matrix, dos irmãos Wachowski, que simboliza o estado de conformismo do ser humano, do não questionamento da realidade, em oposição à busca pela verdade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do seu texto,uma opinão sincera e muito coerente.

    ResponderExcluir
  3. O que falta em nossa sociedade hoje, é o respeito pelo ser humano!A maioria das nossas crianças não possuem oportunidades de desenvolvimento intelectual e moral.A algumas pessoas dizem que a escola tem o papel de educar os filhos. Vcs concordam? É em casa que devem ser ensinados valores,princípios,respeito, solidariedade,limites, e na escola, elas irão aplicar esses conhecimentos.Se a família é carente de tudo isso e muito mais!? É,é preciso lutar pela educação das nossas crianças.ELas são nosso FUTURO!"A CARÊNCIA FAZ COM QUE A CRIANÇA CRIE SITUAÇÕES PARA OBTER ATENÇÃO, MESMO QUE DE FORMA EQUIVOCADA."

    ResponderExcluir
  4. Muito coerente a forma com que abordou o texto,é uma forma de incitar o questionamento sobre o assunto,que de certa forma num cotidiano corrido acaba ficando despercebido,consecutivamente as sequelas podem ser graves...

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)