domingo, 11 de novembro de 2012

Escola X Religião (I)


"Por detrás da reação dos evangélicos está o pastor Marcos Freitas, do Ministério Cooperadores de Cristo. Ele criticou os livros que a escola listou para que os alunos lessem. "Tinha homossexualismo no meio, eles [direção da escola] querem que os alunos engulam isso?"

É uma questão delicada tratar de religião, mas confesso que tais atitudes me deixam "P*** da vida". A escola deveria ser um lugar neutro, embora nunca tenha sido de fato. Mas deveria. Há muita ignorância por aí e isso me assusta de verdade. Absurdo haver críticas a um projeto escolar que visa a integração e a troca de informações a fim de construir opniões e conhecimento dos alunos, a fim de lhes expandir as próprias fronteiras, livrando-os dos (PRÉ-)conceitos. 

Isso, porém, me recordou uma situação na faculdade, quando minha professora de Literatura, nos mandou assistir a um filme que me deixou meio desconfortável de início por conter cenas muito explícitas, assim como no livro de Caminha. Mas mesmo naquela momento, achei super legal essa experiência porque ela me ajudou a expandir as fronteiras da minha mente, eliminando resquícios de preconceitos que muita gente diz que não possui, mas possui. O espaço acadêmico e escolar não deve impedir discussões ou castrar temas, deve sim facilitá-los para formar um aluno capaz de atuar na sociedade de forma crítica e reflexiva.

Vendo este artigo e a reação de pais e alunos, eu só tenho uma coisa a dizer: Obrigado a MARIA DO CARMO PASCOLI, minha professora de Literatura, (por ter obrigado, NÃO), mas por ter nos incentivado com aquele trabalho no qual deveríamos assistir ao filme MADAME SATÃ com Lázaro Ramos e ler o livro BOM CRIOULO de Adolfo Caminha, ambos tratando da homossexualiadade como um dos temas, e elaborar uma análise. 

Obrigado! Obrigado! Obrigado!

ABAIXO A IGNORÂNCIA E MENTES PEQUENAS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)