terça-feira, 27 de agosto de 2013

"NAÇÃO PACÍFICA" por Hamilton Cavalcanti

"NAÇÃO PACÍFICA"
Autoria: Hamilton J. Cavalcanti
 
 
O que você compreende por ser uma "nação pacífica"? Seria uma nação que não possui armas de nenhuma natureza? Seria uma nação pacífica aquela que, embora possua armas, não promove a guerra? OU seria pacífica aquela nação que, além de não fazer guerras, promove a paz?

Cada pessoa é uma nação para mim. Cada uma com suas leis, sua cultura, sua linguagem. Todas as pessoas, assim como as nações, poss...uem suas armas - em pequena ou grande quantidade. Mas ser um sujeito pacífico não significa estar desprovido de armas, significa saber onde está o seu verdadeiro poder e sua autoridade. Nesse caso, me refiro ao poder e a autoridade de sobre si mesmo.

Ser pacífico é saber que, embora se tenha armas para impor a ordem a todo o caos, as suas ações não requerem violência. Pois, as armas sempre existirão: as garras e as presas da grande maioria das feras terrestres e marinhas, os ferrões, os venenos...o punho...a faca...a língua...a palavra.

Ser pacífico, portanto, é escolher não utilizar arma nenhuma. É promover a paz. É recusar o presente dado pelo jovem e impetuoso guerreiro. Mas para promovê-la, é preciso antes conhecê-la. E para conhecer a PAZ, é fundamental que conheça a si mesmo.

Conheça os seus temores, encare-os e dialogue com eles. Busque compreender quem é, de onde vem de fato. Esvazie o copo. Jogue fora tudo o que acha que sabe. Conheça a si mesmo. Perdoe suas falhas. Perdoe-se e aprenderá a perdoar os outros.

Desse exercício contínuo, logo o sujeito aprenderá que quando parar de lutar contra si mesmo, deixará de lutar contra o outro. E quando deixar de lutar contra o outro, por estar aprendendo tanto sobre si mesmo, estará promovendo a PAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)