quarta-feira, 27 de abril de 2011

A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral



"A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral
." *

A citação acima é atribuída ao Marques de Maricá - escritor, filósofo, conselheiro de estado e senador do Império do Brasil, no peírodo de 1826 a 1848 -, expressa com clareza um sentimento surgido ao tomar conhecimento da atual situação de Raldelberg Badaró Lima, 46 anos, o homem que foi flagrado por uma "câmera indiscreta", arrombando um carro em plena luz do dia, no meio do Parque Costa Azul. Há quem diga que essa ação era costumeira.Como se já não bastasse o absurdo desta cena, que causa indignação até para quem não pensa em comprar um carro, a manchhete da reportagem do Aratu Online dizia assim: "Arrombador de carro presta depoimento, mas vai responder em liberdade".

Duas palavrinhas: SEM NOÇÃO. Quer dizer o que o indivíduo tem seus "5 minutos de fama", demonstrando quão habilmente arromba um carro para levar o rádio em pleno horário nobre do Fantástico e ainda está livre respondendo em liberdade? POR QUÊ?! Só porque não foi preso em flagrante? E o vídeo? Não serve de nada senão veicular a máxima de que "Impunidade no Brasil é Dez!"?

Todos viram, todos assistiram o homem roubar. Impossível que ninguém além do cinegrafista amador tenha observado a ação rotineira do homem. Assim, a "cumplicidade é geral". Apesar do que foi feito, exibido em rede nacional e perpertuado pela internet, o homem ganha a liberdade, com a certeza de que "a impunidade é segura".

Num Brasil sem valores e princípios, onde todos fazem o que querem e bem entendem, onde filhos não respeitam os pais; alunos, os professores; eleitores e políticos não se respeitam também; onde a regra ou a Lei só serve para por o questionador na linha e calado; onde os que são eleitos para representar as opiniões e atender às nossas necessidades mais básicas do cidadão como saúde, educação, moradia, segurança e emprego, são os primeiros a dar exemplos de impunidade. E assim o fazem, quando não cumprem o propósito para o qual foram eleitos. São os primeiros a roubar descaradamente, aumentando seus salários astronomicamente sem justificativa enquanto o mínimo continua irreal, quando vilipendiam os doentes e todos que necessitam de uma melhora positiva no ambiente social e econômico. Assim, apenas reforçam a ideia de que não se importam com nada senão com os próprios interesses. Num Brasil onde tudo isso e um pouco mais acontece, onde todos fazem vista grossa, se calam diante do está errado ou mal feito, não há outra alternativa senão sentar ever semente da impunidade brotar do solo regado de descaso e cumplicidade mútua.

________
*MÁXIMAS, PENSAMENTOS E REFLEXÕES DO MARQUÊS DE MARICÁ, de autoria do Marquês. Edição dirigida e anotada por Sousa da Silveira, Ministério da Educação e Cultura, Casa de Rui Barbosa – 1958.

Fonte:
http://aratuonline.com.br/videos/7283,arrombador-de-carro-presta-depoimento-mas-vai-responder-em-liberdade.html


Um comentário:

  1. Suamos nossas camisas p/ conquistarmos algo c/ o suor do nosso trabalho e vem um sujeito desses e em minutos faz o que fez... realmente estamos abandonados a própria sorte!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)