domingo, 5 de setembro de 2010

Lewis e Lohan: Beijo ou Tapa?

O mundo das celebridades, sejam elas nacionais ou internacionais, sempre foi cheio de ti-ti-tis, de disse-me-disse. Para os repórteres e paparazzis de plantão, um delize e a polêmica está feita. As estrelas norte-americanas Paris Hilton e Lindsay Lohan são as que mais agitam o cyberspace no momento. A dupla conseguiu deixar até mesmo o veterano comediante Jerry Lewis, de 84 anos, indignado com o comportamento que vêm apresentando num mundo onde, segundo ele, são uma referência para os fãs.

Assista ao vídeo em que o ator fala sobre Lindisay Lohan e Paris Hilton em entrevista ao programa de notícias, com duração de 30 minutos, Inside Edition, da CBS.



Como é possível notar pelas expressões faciais de Jerry Lewis, não é difícil concluir que ele não está contente nem fazendo algumas de suas gracinhas. Sua opinião é acompanhada por uma expressão séria, reticente e emplogada, até. Além disso, suas palavras são proferidas num tom incisivo quando foi perguntando sobre o que ele achava do comportamento dascelebridades.

Sobre Lindsay ele diz: "I would smack her in the mouth and be arrested for abusing a woman. I would say, 'You deserve this and nothing else.' Whack! And then, if she's not satisfied, I'll put her over my knee and spank her!"

Nos demais canais de notícias mundo afora, esta entrevista é a declaração do dia. Inclusive no Brasil. Veja algumas manchetes:

"Jerry Lewis diz que daria tapa na cara de Lindsay Lohan."
(publicado pelo site G1 em 04/09/2010 18h13 - "Atualizado em 04/09/2010 18h13")
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/jerry-lewis-diz-que-daria-tapa-na-cara-de-lindsay-lohan.html

"Jerry Lewis diz que gostaria de dar tapa na cara de Lindsay Lohan."
(publicado no site da editora Abril em 04/09/10)
http://www.abril.com.br/blog/celebridades-que-causam/2010/09/jerry-lewis-diz-que-gostaria-de-dar-tapa-na-cara-de-lindsay-lohan/

"Jerry Lewis ameaça: “se eu encontrasse Lindsay Lohan, beijaria a boca dela!” (publicado na seção da VEJA, no site da editora Abril, em 03/09/2010 - 19:37)
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/jerry-lewis-ameaca-%E2%80%9Cse-eu-encontrasse-lindsay-lohan-beijaria-a-boca-dela-%E2%80%9D
No entanto, esta última traz uma informação diferente, publicada na seção da revista Veja, na página da editora Abril. Ao invés de dar um tapa, uma pancada ou uma bofetada em Linsay, aqui diz ele bancaria um velho sem vergonha e lhe daria "beijo" - e, ainda, "na boca dela"?! -. Que confusão causada por uma só palavrinha, smack.

De volta ao vídeo, naturalmente se Lewis tivesse demonstrando a vontade de "beijar" Lindsay, ele estaria um pouco empolgado, não concorda? Isso me leva a crer que o redator do texto - ou melhor, o TRADUTOR - estava com pressa e deve ter usado a ferramenta de tradução do Google ou Babilon para entregar a matéria na hora. Sendo esta a razão ou não, o fato é que este é um erro que chega a ser grosseiro porque o responsável não levou em consideração o contexto, ou talvez, nem se deu ao trabalho de revisá-lo.

Mal-entendidos em traduções, como nesse caso, podem transmitir ao leitor uma mesangem que nunca existiu, deturpando a noção do que é verdade, real. Por esta razão principal, eu costumo dizer que se procure sempre ler os textos autênticos, originais para evitar confusões ou adquirir informações fragmentadas, incompletas ou simplesmente falsas. Para isso, é claro, ter conhecimento de uma língia estrangeira, especialmente falando, o inglês, dado o seu papel como um idioma usado para comunicação global, é fundamental. A maior parte das informações está em inglês. No Wikipedia, por exemplo, muitas páginas não possuem tradução e, quando possuem, não apresentam informações suficientes. Aprenda inglês e.... LEIA SEMPRE O ORIGINAL!


Fontes:
http://www.tvsquad.com/2010/09/02/jerry-lewis-on-lindsay-lohan-i-would-smack-her-in-the-mouth/


Um comentário:

  1. Muito interessante o comentário vindo tanto do ator Jerry ,que é um dos meus prediletos, como do sábio deste blog.Pessoas como vocês enriquecem a vida com seu discernimento e leveza no "ver além das palavras"

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)