sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arte da Guerra e Invasão da Mangueira: Burrice, Estratégia Militar ou Conivência?

Isso acontece no Brasil...
Telejornal "Bom Dia Brasil", Rede Globo (por volta das 8:00 a.m.):
Com direito a auxílio de uma ilustração virtual, o comentarista sobre segurança, convidadado da emissora, Rodrigo Pimentel, explica como será realizada a invasão do Morro da Mangueira, que ocorrerá neste domingo, dia 19/06/11.

Mapas via satélites delimitando a área da Mangueira, indicações de pontos de incursão, como os "caveirões" se posicionarão, uso de helicópteros, quem está na linha de frente (Bope), quem vem depois (policiais civis e o exército) e o que eles farão... são essas informações veiculadas por uma das maiores emissores de televisão do Brasil sobre as estratégias a serem utilizadas para a tomada do Morro e apreensão de drogas e armas, bem como prender bandidos e traficantes de um dos maiores grupos que se instalara na região.

Estou confuso. Eis a minha dúvida: isso é burrice, estrátégia militar ou conivência?
Não entendo como uma das maiores emissoras do Brasil, vem a público com uma reportagem (?) que anuncia data e hora de uma ação militar, transmitindo informações táticas para todo o Brasil. Quem são os responsáveis por isso?

Não sou perito em ações militares nem estrategista. Mas, eu leio e penso. Não precisa ir longe, livros de histórias, revistas especializadas, documentários, a internet, todas essas fontes estão repletas de relatos acerca de inúmeras ações militares ocorridas em toda a parte do mundo. Assisti, há algumas semanas, um episódio da série "Batalhas Lendárias" no canal History Channel sobre a Batalha de Jericó. Segundo a Bíblia Sagrada, essa batalha ocorreu por volta de 1315 a.C. ou 1210 a.C em Canaã, onde, após sete dias de cerco, Josué e seu exército conquistaram a cidade de Jericó, "derrubando os muros da cidade".


No documentário, especialistas analisam informações bíblicas e comentam o que poderia ou não ter acontecido de fato. Contudo, o que realmente importa, como se pode ver no vídeo abaixo, é que este é um dentre inúmeros exemplos de sucesso de ações militares. Na Segunda Guerra Mundial, os EUA entraram na guerra devido a um "ataque surpresa" de avões japoneses à base de Pearl Harbor. Não vem ao caso agora, o boato (ou fato) de que os EUA sabiam ou não deste ataque de antemão (haja visto a existência de depoimentos, gravações e documentos que indicam isso), o fato é que, apesar de tudo, o ataque japonês foi de fato uma enorme e infeliz surpresa para muitos norteamericanos lá presentes. Dá até uma sensação de desconforto, ao se ver no meio de Pearl Harbor nos minutos inciais do ataque ao jogar o game MEDAL OF HONOR - PACIFIC ASSAULT (versão PC) que tem como pano de fundo essa data histórica.

Todos os grandes exércitos de todas as civilizações tiveram e ainda têm equipes bem treinadas para incursões sigilosas. Sigilo e discrição são fundamentais para enfraquecer o inimigo. E por falar nisso, onde está a discrição, por parte do governo do Rio, ao deixar bem claro o quê e como vão fazer numa rede de televisão, para todos os telespectadores? A intençao é informar? Quem exatamente? A intenção é "informar" ou "avisar"? Quem?  - pergunto eu mais uma vez.

Em minha opinião, este "circo" televisionado poderia ser lido da seguinte forma:
"Traficantes! Vocês têm três dias para sairem! Não queremos prender ninguém! Repito: ninguém!"
"Levem o 'grosso'. Deixem só algumas armas, drogas etc. para a gente 'mostrar' serviço!"
"Vocês vão, depois que a poeira baixar, vocês voltam!"
"É no domingo, hein? Vamos entrar no domingo, prestem atenção! Entenderam?"

Sun Tze deve estar se contorcendo todo no limbo, vendo essa "arte" da guerra.


LINKS RELACIONADOS:
http://www.portaldoholanda.com/noticia/43081-pm-deve-ocupar-mangueira-no-domingo-para-nova-upp

http://correiodobrasil.com.br/morro-da-mangueira-ganhara-18%C2%AA-upp-do-rio/247125/

http://jovempan.uol.com.br/noticias/2011/06/forcas-armadas-ajudarao-na-ocupacao-da-mangueira.html
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=29417 

3 comentários:

  1. Detalhe:
    até a hora deste post, não consegui encontarno site da Rede Globo nenhuma informação sobre essa invasão, embora tenha assistido pela televisão no "Bom Dia Brasil"

    ResponderExcluir
  2. O objetivo de Sérgio Cabral ocupando as comunidades do Rio fica cada vez mais claro, pois durante a semana o Telejornal Bom Dia Brasil e o site da GLOBO informava (o povo e os bandidos) o dia e até a hora em que a polícia iria "invadir" a Mangueira, o que deixa claro que o Governador quer limpar a cidade do RIO sem se importar quantas e quais outras cidades seriam ocupadas pela bandidagem... lastimável!

    Até quando nós da baixada teremos que enfrentar esses problemas, para limparmos a cidade do Rio? E até quando o governo vai empurrar a sujeira para debaixo do tapete?

    ResponderExcluir
  3. VOCE COMENTOU SOBRE PEARL HARBOUR NAO CREIO QUE OS AMERICANOS SABIAM DO ATAQUE SENAO OS JAPA NAO TINHAM FEITO TANTO ESTRAGO ;EM RELAÇAO A O TRAFICO TEM MAFIOSO GROSSO NA PARADA , ABAFA

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)