segunda-feira, 13 de junho de 2011

Só o "Superman" salva a educação pública dos EUA


"Nossas crianças têm um sonho. Mas nossas escolas estão falhando com elas."
- frase do trailer 

"Ou nossas crianças estão enburrecendo ou há algum problema em nosso sistema educacional"
 - Geoffrey Canada

Amo filmes. Existem uns com os quais me identifico muito; outros, nem tanto. Desde que comecei a lecionar, filmes cuja temática é educação, seja sobre a lida do(a) professor(a) ou sobre o aluno com alguma dificuldade de aprendizagem, têm me tocado bastante.

O clássico Ao Mestre com Carinho (1967), jovens incosequentes aprendem a agir como adultos responsáveis. Em Sociedade dos Poetas Mortos (1989), um professor com métodos não-tradicionais ensina os alunos e terem opinião própria e perseguirem seus sonhos. No divertido Escola de Rock (2003), o professor substituto aprende a valorizar e extrair o potencial de cada um de seus alunos através do trabalho em equipe. Em O Sorriso de Monalisa (2003), numa escola que prepara garotas para serem futuras donas-de-casa, uma professora de artes ensina que elas podem mais do que esquentar a barriga no fogão, elas podem ir para a universidade. No motivante Escritores da Liberdade (2007), um professora recem-chegada sacrifica sua vida pessoal para transformar a realidade de seus alunos através da leitura. No indiano "Taare Zameen Par", Como Estrelas na Terra - Toda Criança É Especial (2007), a sensibilidade de um único professor transforma não só a vida de um aluno disléxico, mas toda a escola. Estas são obras cinematográficas que abordam essencialmente como a educação significativa transforma a vida das pessoas. Finalmente em Escola da Vida (2008), Ryan Reynalds (O Dono da Festa, Blade Trinity) é um professor de História faz de suas aulas momentos divertidos inesquecíveis, ensinando mais do que simplemente datas, nomes e acontecimentos.

Hoje, meus caros leitores, recomendo mais um para acrescentar à lista de filmes obrigatórios para educadores, um documentário premediado no Sundance Film Festival,  Esperando pelo "Superhomem" (Waiting for "Superman", 2010).

FICHA TÉCNICA
Título Original: Waiting for "Superman"
Direção: Davis Guggenheim (de "Uma Verdade Incoveniente")
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 111 min
Ano de Lançamento: 2010

Sinopse: O documentário é centrado na crise da educação pública nos Estados Unidos. A história é contada através de várias histórias interligadas a partir de muitos alunos e suas famílias. Os educadores procuram uma solução dentro de um sistema problemático.




Um comentário:

  1. Muito bom este filme, recomendo ele a todos os educadores, de maneira que eles possam repensar sobre nossa educação... Fico com a frase do filme, ela já diz tudo...

    "The fate of our country
    won’t be decided on a battlefield,
    it will be determined in a classroom."

    "O destino do nosso país
    não vai ser decidido em um campo de batalha,
    será determinada em uma sala de aula. "

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: concorde, discorde, mas com educação e respeito. Isso é fundamental em qualquer forma de relacionar-se com o outro!
SEJA BEM VIND(A)! ;)